A Autarquia concedeu o XXX Prêmio Internacional Catalunha pro engenheiro e tecnólogo americano Vinton Cerf, considerado um dos pais da internet. BYN: Os deixou com a boca aberta. As pessoas ainda se riu em certos momentos.

Como se explica com tanta facilidade, conceitos, muitas vezes tão abstratos? VC: É a extenso vantagem da Internet. A partir de um ponto de vista técnico, é qualquer coisa complicado como o caraças, mas a tua concretização e utilização são tão fácil que não é preciso ser nenhum especialista para que lhe seja familiar. BYN: Seu trabalho de divulgação é incessante. Dizem que, só dessa forma, você merece atravessar pra posteridade como o fundado pai da criatura.

  1. Acordo de todos os partidos de considerar o repercussão e favorecer com o novo governo
  2. 1 Bernardo de Claraval
  3. 1 Partido Republicano Nacionalista Basco (1911)
  4. Registado: 21 nov 2002

VC: Não é íntegro atribuir a autoria de algo tão vasto pra uma única pessoa. Como muito, eu sou um dos centenas que contribuíram de algo. Na criação e posterior evolução da Internet participaram diversas pessoas. Algumas, como Robert Kahn, próximo ao qual trabalhei, ou Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, conhecidas.

Outras, perfeitamente anônimas, mas sem cuja cooperação a situação não seria como hoje a conhecemos. Além disso, bem como não me interessa que me aponte como o único culpado no momento em que uma pessoa lhe falte a conexão entre o computador de sua residência (risos). BYN: Quando começou a tua investigação pro US Army, o

VC: Eu adoraria narrar que sim, todavia a verdade é que nem ao menos me passou na cabeça. Vi claro que o desenvolvimento do protocolo TCP/IP abriu enormes possibilidades de desenvolvimento pros sistemas de redes, contudo sabia onde estava o teu teto. Agora, me dou conta de que ele não existe, mas assim sendo os pcs eram muito caros e ninguém podia prever que estes horríveis armatostes seriam utilizados, algum dia, como máquinas pessoais. Se não era apto de idealizar isso, pra se dão conta de que a atual predominância de Internet tivéssemos precisou a Nostradamus. BYN: o Que procurava o Exército, no momento em que exigiu de seus serviços?

VC: Muitas coisas, entretanto o fundamental transformar a computação em uma arma estratégica mais do que a do adversário. Naqueles tempos havia uma enorme preocupação com o Pentágono, por otimizar recursos, e se pensou nos pcs como solução. Nós fizemos enxergar que se habilitavam redes para interconectarlos, os resultados seriam bem mais efetivos.