Paranóia é um jogo de rpg, quadrinhos, ambientado em um futuro distópico. Apresenta influências de obras ambientadas pela distopia, como, como por exemplo, em 1984 (de George Orwell), Um mundo feliz (de Aldous Huxley), Brazil, de Terry Gilliam), ou A laranja mecânica (Anthony Burgess). Em 1991 Paranóia foi traduzido e publicado em língua espanhola pela hoje extinta editora de barcelona Joc Internacional. Com um jogo rápido, esse jogo retrata umas regras flexíveis que tentam incentivar a atuação e a iniciativa dos jogadores. Desde a tua criação, houve em torno de dez versões diferentes do jogo. A última versão, publicada em 2004 (10 anos depois da quinta), foi inicialmente chamada Paranóia XP (Em homenagem ao famoso sistema operacional).

Foi indispensável editar uma segunda versão chamada Paranóia XP Service Pack um em que são corrigidos e acrescentou os erros que haviam sido detectadas. Mais tarde, por dificuldades legais, teve que alterar teu nome simplesmente por Paranóia. Zap, em que a partida não dura mais de uma hora, e em que o master precisa ser terrivelmente maligno.

Clássico, que é o jeito que permite posições comuns de Paranóia (de três a seis horas de duração). Straight, ou assim como denominado como “jeito de campanha”, em que você poderá jogar em várias sessões, como qualquer outro jogo, diminuindo os danos por traição, e acrescentando-lhe um método pra obter clones e ir mais além dos seis iniciais.

  • Andrea Orozco (possuidora de uma adorável voz de adolescente)
  • Conferência ao vivo: o subtítulos do texto
  • Relógios Inteligentes – Honra Band A2 (2018)
  • quatrorze nm pela Samsung

Conceder três coletes à prova de balas, 50 isqueiros e um robô de protocolo para um grupo de 8 pessoas numa missão de ataque é comum por esse jogo. E se uma reclamação é traição, porque você está insinuando algum jeito que o Amigo do Computador tem um julgamento errado.

A ideia original deste jogo é eliminar as diretrizes mais comuns em jogos de rpg. Um protagonista não poderá durar muito. Ninguém aprende e abusa das regras, em razão de o diretor do jogo, você pode alterá-los à vontade.

As sessões costumam ser curtos (de 2-três horas). Existe todo um sistema para incentivar a diversão, fomentando a originalidade. O sistema de jogo das primeiras edições de Paranóia usava dados de 20 faces e as fichas de protagonista incluíam diversas habilidades classificadas de acordo com sua utilidade no jogo. O jogo se passa no Complexo Alfa, uma imensa cidade subterrânea controlada por Computador, de um sistema de inteligência artificial esquizofrênico, que foi programado pra garantir a alegria de seus habitantes, a alegria que é obrigatória. Seus protocolos de ação adiciona a execução sumária diante de cada indício de anormalidade na sua nação “perfeita”. O problema é que todos os cidadãos têm, ao menos, 2 motivos de traição: pertencer a uma nação secreta e ter um poder mutante.

Além do mais, o mesmo micro computador apresenta ordens contraditórias que, no caso de não serem cumpridas na sua plenitude (o que algumas vezes é impossível), bem como são pretexto de traição. Após a Terceira Guerra Mundial, a qual os países do primeiro mundo acabam arrebentado devido às cargas durante alguns outros, os outros países sobreviventes são capazes de criar a autodenominada “Era da paz” e se desenvolve na primeira vez um governo realmente mundial. Com o ir do tempo, as cidades foram-se informatizando cada vez mais.

Entre elas está a apoio das histórias de Paranóia: O complexo Alfa. O complexo Alfa é um abrigo nuclear, localizado no subsolo dos antigos EUA, e utilizado após a Terceira Guerra Mundial. Existem outros sistemas parelhos, como o complexo Alfa-Prima, com o qual estava conectado. No ano de 2097 é detectada uma órbita que colisionará contra a Terra. Todos os complexos estão focalizando tuas tarefas em salvar do iminente embate, que são capazes de abandonam a Terra e muitos constroem um abrigo em Des Moines (Iowa, EUA).